
Sempre fiz natação, mas o meu sonho era mesmo nadar em águas abertas! O Mar e o contacto com a sua vida e força sempre me fascinaram, uma mistura de medo mas um medo que me empurra para a frente e não me faz recuar.
Comecei depois da pandemia e nunca mais quero parar!
Fiz a primeira prova de 3,9 kms e depois pensei, quem faz isto faz 5kms por isso passei logo para os 10kms, a tão temida maratona aquática!
Recordei-me que em pequenina tive o sonho de nadar “daqui ali” e verbalizei ao meu Pai. “Daqui ali” era da Praia da Torre em Oeiras até Cascais! Assim foi, com muito treino, disciplina e consistência consegui realizar esse sonho.
Confesso que não é fácil com a vida corrida, com o dia a dia, rotinas de trabalho e familiares, stress e tudo o que tive de abdicar, mas se fosse fácil não tinha tanto gosto! Foram 4h e 5m a nadar, num prazer imenso e num percurso tão familiar onde cresci, mas com a perspectiva desta vez a partir do mar.
Não parei por aqui e no ano seguinte voltei a treinar para os 10kms, mas o mar não quis que a prova acontecesse, estava um nevoeiro gigante que impossibilitou a realização da prova. Pelo meio fiz provas de piscina, outras mais curtas de mar, nadei em sítios de sonho, dobrei o cabo Espichel, a ponta de Sagres, nadei na Arrifana na ponta da agulha na Boca do Inferno, vi golfinhos, tubarão, nadei em marés picados em mares calmos, em águas frias, com frio, sol, chuva, granizo, ondas e correntes! Desafiei e enfrentei medos e fantasmas e voltei a repetir os 10kms este ano!
Agora sim, o verdadeiro desafio: mar picado com ondas, vento de frente e corrente contra. Piores condições não podiam estar! Nadava e não saía do lugar, o tempo passava e eu não me sentia a avançar! Com uma infeção respiratória e a tomar antibiótico foram 5h 34 min para chegar à meta onde desistir nunca me passou pela cabeça!

Tive muitas dores físicas, fome, frio, tossi muito e tinha a respiração muito afetada mas sempre focada na meta e com o meu mantra : “Eu sou forte eu consigo “. Chegar à meta foi uma emoção e im orgulho imenso na força da minha mente e dos meus sonhos.
Com o mar, aprendi lições preciosas que uso na minha vida todos os dias:
- O mar está sempre diferente e ele é que manda;
- O mar devolve-me o que mais preciso nesse dia: se está calmo devolve-me paz, se está mexido e revoltado dá-me garra e fúria boa para enfrentar tudo, se está mais quente dá-me conforto e paz e se está mais frio monstra-me que aguento tudo!
- O medo é combustível e não um bloqueio
- Ter coragem não é não ter medo mas sim ter medo e mesmo assim ir;
- Não controlo nada, aceito as condições e mesmo assim vou com muito respeito;
- As batalhas mais difíceis não são as ondas ou mar revolto são connosco e uma mente forte consegue tudo, é só querer;
- A dar o meu melhor naquele dia mesmoque não esteja a 100%;
- A estar presente e a conectar-me comigo;
Saio do mar sempre mais viva e de alma lavada.
Este ano juntei-me ao clube Swim4fun e voltei a treinar com a Bibiana uma mulher muito especial e um exemplo de que quem sonha consegue! Já tinha sido minha treinadora e o Universo voltou a juntar-nos. Estou muito feliz e desejosa pelos próximos desafios, por evoluir e aprender cada vez mais com cada um dos atletas que cada um à sua maneira é uma inspiração para mim! 🩵
Joana Galhardo

Fantástico o seu depoimento! Parabéns!